o-guia-do-mochileiro-das-galaxias
Filmes,  Leituras,  Livros,  Sci-Fi

Douglas Adams: e o seu incrível legado

Em homenagem ao mês mais nerd do ano, neste post, vamos falar sobre este incrível autor que foi (é) o Douglas Adams.

Sobre o Autor:

Douglas Noël Adams foi um escritor e comediante (vemos bastante isso aplicado às suas histórias) britânico. Ficou bastante conhecido à época por escrever esquetes para o aclamado Monty Python, inclusive, mais tarde, roteirizou episódios para a incrível série do Doctor Who também.

Douglas Adams era descrito pelos amigos como um ativista ambiental e um ateu ferrenho, o que eu acho, em minha particularidade, que agregou imensamente para as suas histórias, que são cheias de ironia, criticas sociais, nos presenteia com narrativas inesquecíveis e nos garante risadas infinitas, arrastando com ele uma legião imensa de fãs.

Faleceu em 2001, ataque cardíaco, e nos deixou aos 49 anos apenas! Em 25 de maio de 2001, duas semanas após a morte de Adams, seus fãs organizaram uma homenagem conhecida como Dia da Toalha , que tem sido lembrada todos os anos desde então.

Legado Literário:

O Guia do Mochileiro das Galáxias:

“Considerados grandes clássicos da literatura de ficção científica, O Guia do Mochileiro das Galáxias, O Restaurante no Fim do Universo, A Vida, o Universo e Tudo Mais, Até Mais e Obrigado pelos Peixes! e Praticamente Inofensiva vêm encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado e as histórias mais insólitas do Universo.” Fonte: http://www.editoraarqueiro.com.br/livros/colecao-douglas-adams/

É uma das sagas da minha vida! São livros incríveis, com histórias fantásticas e divertidíssimas. Os livros vão nos narrar a história do inglês Arthur Dent e suas aventuras (forçadas, hehe) pelo espaço, quando, azarado, escapa de um evento dramático – a destruição da Terra.

Nesta trilogia de cinco livros, conheceremos um robô em constante depressão, uma vaca que oferta as suas melhores partes para serem deliciadas, peixinhos que traduzem qualquer idioma (e devem ser inseridos no ouvido), vogons leitores de poemas (não aconselhável) e muito mais.

Dirk Gently, o detetive holístico:

São mais duas obras muito boas do autor Douglas Adams! Gargalhadas garantidas. Nos traz a história do confuso e holístico detetive Dirk Gently, um homem no fundo do poço e sem dinheiro, mas que vai viver aventuras inesperadas.

“Abrindo caminho em meio aos elementos mais absurdos, Dirk se depara com uma máquina de refrigerante que aparece nos lugares mais improváveis, uma águia hostil que insiste em atacá-lo, um hospital sinistro para casos exóticos, horóscopos insultuosos e uma calculadora de I Ching.” Fonte: https://amzn.to/2T2JQIw

Doctor Who: A cidade da morte

Esse do autor Douglas Adams eu tenho na estante há um tempo mas ainda não o li! Está na meta literária. Mas, já li inúmeras resenhas maravilhosas e positivas sobre o livro. Juntando o melhor de dois universos, DOCTOR WHO e DOUGLAS ADAMS, é de enlouquecer, não é?

“Em outro canto da capital francesa, o conde Scarlioni patrocina perigosas e caríssimas experiências com o tempo. Para isso, decide roubar a Mona Lisa e revendê-la. Um plano ousado, ainda mais quando os Senhores do Tempo descobrem que ele tem não apenas uma, mas sete Mona Lisas escondidas no porão: e todas são verdadeiras. Com a ajuda do detetive Duggan, especialista em esmurrar pessoas, o Doutor e sua companion precisam deter os planos do elegante e misterioso conde Scarlioni e das onze versões dele!” Fonte: https://amzn.to/2yPfN0h

Doctor Who: Shada

Doctor Who: Shada reconta um episódio que nunca foi transposto para as telas de televisão, uma aventura “perdida” de 1979. Escrito pelo então editor de roteiros da série, Douglas Adams, o autor de O guia do mochileiro das galáxias, o episódio traz a quarta encarnação do Doutor e sua companheira Romana II.” Fonte: https://amzn.to/2Lr6xSw

E por fim, mas não menos importantíssimo, a biografia do autor.

A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams

NÃO TENHO, mas, aceito de presente!

Jem Roberts nos convida a descobrir a incrível história de Douglas Adams e de sua maior obra, anos depois da repentina e chocante morte do autor. Esta biografia, publicada com total aprovação de sua família e de seus amigos mais próximos, lança um novo olhar sobre Douglas e sua mundialmente aclamada criação.”

No Cinema:

SIM, existe um filme. Lançado em 2005, dirigido por Garth Jennings e baseado no livro O Guia do Mochileiro das Galáxias.

O filme conta com o nosso querido (Bilbo, Dr Watson, Tim) Martin Freeman como Arthur Dent. Nós leitores costumamos torcer o nariz sempre que uma adaptação cinematográfica surge, fato, mas, eu tenho a seguinte opinião de que algumas coisas coisas devemos fazer independente da outra, ou seja, se desconectar da história do livro para ver o filme ou a série.

Eu gosto do filme, mas mais pela memória afetiva. Ele é divertido, bem dirigido e ver o Marvin personificado é bom demais. Indico, mesmo a você que jamais leu qualquer livro do autor Douglas Adams.

Duração: 1h 48min / Ficção científica/ Comédia

Dia da Toalha:

Ou, Dia do Orgulho Nerd.

No livro o guia do mochileiro das galáxias aprendemos a importância que uma toalha tem, principalmente se você vai se aventurar pelo espaço, claramente. Para os “viajantes da galáxia”, ela é útil para as mais variadas e inimagináveis situações.

Lembre-se de sempre carregar a sua no dia 25/05 aonde for, data esta escolhida pelos fãs para homenagear esse grande autor, e da melhor forma possível, usando o elemento mais marcante das suas histórias.

E por que ORGULHO NERD? Por ser também o dia da première do primeiro filme da série Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977.

Se interessou pelos livros? Tem link direto pra Amazon nos títulos dos tópicos ou, aqui! Ou Submarino, é só clicar.

Curtiu o post e o assunto? Comenta aqui ou lá nas redes sociais, vamos interagir.

Um comentário

  • Liv

    Adorei conhecer mais obras do Douglas Adams além do Guia do Mochileiro das Galáxias! Adoro a trilogia de cinco e espero poder ler os outros, principalmente da série Doctor Who, pois eu amo essa série! Espero que a gente tenha uma ótimo Dia da Toalha em casa!
    Abraço,
    Liv | Resenhas Caóticas | A Odisseia | Instagram

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *