as catacumbas de paris
Viagens

As Catacumbas de Paris

Uma das coisas que faz a viagem ser mais empolgante do que ela própria, são os lugares que vamos conhecer no trajeto, e isso pode levar a lugares um tanto peculiares!

Na primeira viagem que fizemos a Paris (França), lá em 2016, as Catacumbas de Paris já estava na nossa lista de lugares a visitar. Alguns narizes tortos ao nos questionar o motivo de queremos conhecer um lugar tão mórbido.

Te digo que não! Mórbido não, HISTÓRIA se chama.

As Catacumbas:

Em torno da metade do século 18, as igrejas de Paris possuíam seus próprios cemitérios, porém, com o crescimento populacional, o acúmulo de restos mortais foi aumentando, no que os cemitérios não conseguiam mais oferecer espaços adequados.

O cemitério mais importante da época, “des Saints-Innocents”, foi fechado após reclamações fervorosas dos cidadãos, que afirmavam que a população vizinha estava adoecendo devido á contaminação provocada pelo excesso de matéria orgânica em decomposição.

Novos cemitérios então começaram a serem construídos, mas ainda sim não dava conta das demandas dos cemitérios já super lotados.

É aí que começa a história das catacumbas de paris! Existiam túneis em Paris utilizados como canteiros de pedra calcária, mas já estavam sem uso à época, por tanto, essa foi a solução, para tentar combater as epidemias e doenças, os restos mortais começaram a ser remanejados para as catacumbas.

À época os ossos foram sendo jogados como dava, desastre né! Porém, um tempo depois, as ossadas foram sendo organizadas em formato de corredores. E até então, está conforme conhecemos, porém, de 300 quilômetros cavados, só podemos visitar uma pequena parte das catacumbas.

Visitando as Catacumbas:

Parece super creep né, mas foi um passeio muito bacana! Eu achei que ia sentir desconforto pelo teto baixo, ou pela umidade, mas nada disso aconteceu.

Você recebe um aparelhinho de áudio e vai ouvindo as histórias conforme segue pelo caminho. É um lugar muito bonito, mesmo com a sua peculiaridade. Não pode encostar nos ossos, sem sequer a pontinha do dedo, tem vigias por todo o trajeto e eles realmente ficam muito irritados se você o fizer.

Vale a pena conhecer, é um ponto turístico que indico caso você vá a Paris com dias de folga, e dica, compre as entradas pela internet antes de ir, pois a fila na porta é grande!

Detalhe, na saída das catacumbas, você sai de frente para a lojinha de souvenirs, com muitas coisinhas legais para se presentear ou presentear aquele amigo que com certeza gosta de coisas sinistras, hehe.

As Catacumbas na Cultura Pop:

Você já assistiu o filme ASSIM NA TERRA COMO NO INFERNO?

O filme retrata exatamente as catacumbas de paris. Um grupo de exploradores (e um tiquin avoados) buscam a ajuda de uma arqueóloga para embarcarem nessa aventura. Seguinte, as catacumbas é aberta ao público, porém, comparado a sua extensão, o que podemos visitar é pouquíssimo.

E os exploradores querem visitar além disso, CLARAMENTE. E como já bem e esperamos, absolutamente nada vai sair como o planejado. Algumas partes sufocantes e os horrores se estendem da pior forma possível. O filme não é dotado de jump scares infinitos e só isso já ganha centenas de pontos comigo!

Eu curto muito o filme, eu o assisti justamente porque ia viajar, e confesso que não foi a melhor das idéias, hehe, mas, não tirou meu encanto pela história do lugar mesmo assim. Esse filme porém, é um daqueles que eu não consigo assistir sozinha pois me causa um pouco de ansiedade e pavor. Uhuuu! Muito bom! Se você ainda não assistiu e gosta de um terror, coloca aí na lista.

Informações Turísticas:

Fonte: https://www.tudosobreparis.com/catacumbas
*Pode haver alteração de valor, devido ao aumento do euro.

Já conheceu as catacumbas de paris ou sente vontade? Comenta aqui ou nas redes sociais.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *